O livro ‘Genealogia e clínica: Nietzsche e a experiência do sofrimento’, escrito pelo psicólogo clínico e pesquisador Yan Menezes Oliveira, aborda a relação do ser humano com o sofrimento – em especial aquele entendido como psíquico – a partir do pensamento de Nietzsche. A investigação genealógica desenha importantes pistas para se compreender a história e o presente do fazer clínico e da escuta da experiência do sofrimento, consolidando-se como importante material para estudantes e profissionais da psicologia, psicanálise, filosofia e áreas afins.
O nome da obra expressa o intuito de construir um movimento de interseção no qual o modelo clínico da modernidade passa por uma análise genealógica e, simultaneamente, o pensamento genealógico do filósofo Friedrich Nietzsche é interpretado como possível ferramenta para operar um outro modelo clínico, um modelo clínico trágico. O que se almejou com essa pesquisa foi a aproximação e interseção entre o pensamento de Nietzsche e a atividade clínica dentro da psicologia por meio da apresentação e conexão de seus conceitos e filosofia com a temática da relação com o sofrimento.
Tendo em vista a proposta nietzschiana de desenvolver uma psicologia livre dos preconceitos morais metafísicos, bem como a perspectiva do autor que afirma o sofrimento como algo necessário e potente para a existência, é buscada em sua obra um conjunto de conceitos – como os de corpo como grande razão, vontade de poder, grande saúde, estilo, amor fati, eterno retorno e transvaloração de todos os valores – que auxiliam como ferramentas na constituição de uma proposta de modelo clínico que abarca o sofrimento psíquico sob outra perspectiva que não a tradicional da modernidade.
A aposta na interseção entre Nietzsche e a clínica guia o leitor genealogicamente por meio dos atos da clínica moderna (etiologia, sintomatologia e terapêutica) para interpretar a obra do filósofo e compreender o modelo clínico da modernidade.
Ficha técnica
Título: Genealogia e clínica: Nietzsche e a experiência do sofrimento
Autor: Yan Menezes Oliveira
Editora: Appris
Páginas: 394