Em seu TED talk, a incrível autora do livro Agilidade Emocional, Susan David, inicia sua fala trazendo o cumprimento inicial por meio da expressão Sawabona

Em sua terra natal, na África do sul, Sawabona significa ‘olá’ em zulu, trazendo uma linda intenção por trás da palavra, pois a sua tradução literal, significa: ‘Eu te vejo e ao te ver, eu te trago à existência’. Será que enxergamos as pessoas que estão a nossa volta, dando espaço para a sua existência

Pertencimento

Costumo dizer em minhas palestras e aulas que no final do dia, o que cada um de nós, seres humanos, desejamos é pertencer.

O paradoxo é que, em um mundo onde estamos correndo cada vez mais, com o risco do piloto automático, enxergamos cada vez menos as pessoas e por que não pensar, somos cada vez menos enxergados. 

Empatia

Eu nunca me esqueço do que senti quando eu estava fazendo um trabalho no nordeste do país e por duas vezes, no caminho até banheiro, um menino, ainda jovem, que trabalha na limpeza do local, ficava a me observar com o olhar amoroso.

Ao me sentir notada, sorri e o que recebi foi um sorriso ainda mais exuberante. Perguntei o seu nome e me interessei pela sua história e ele pela minha.

Senti sua falta quando lá voltei e ele não estava. Mas era somente naquele dia, o dia de sua merecida folga. E no dia seguinte, lá estava ele, com seu sorriso largo. Ele me viu com o coração, sorriu com a alma e a minha experiência naquele lugar foi ainda melhor, porque ele me enxergou.

Reciprocidade

E ainda hoje, ao fechar meus olhos, eu me conecto com aquele olhar e sorriso ressonante e me nutro por alguém ter me trazido à existência de uma maneira tão amorosa.

E você, tem se sentindo ‘visto’ pelas pessoas? Tem conseguido enxergar as pessoas que estão a sua volta tão genuinamente como esse lindo menino fez comigo? Pense nisso nesse novo ano que se inicia e comece a mudar sua percepção do mundo e transformar a sua realidade.