O setor de RH tem se debruçado a estudar maneiras de evitar problemas como ansiedade, estresse e burnout, afinal, garantir a saúde física e mental das equipes é fundamental para promover um ambiente de trabalho produtivo, engajado e sustentável.

Algumas estratégias relatadas por grandes empresas motivam o surgimento de mais projetos que busquem a saúde física e mental dos colaboradores.

Um dos pontos ainda muito debatido nesse momento chamado de pós pandemia, são as opções de horários flexíveis ou trabalho remoto, que se tornou uma tendência mundial, porém, há movimentos que levantam questões para que a dinâmica volte ao modelo clássico.

Muitas pesquisas são realizadas para avaliar esse cenário e os modelos mais flexíveis ainda mostram que os resultados são mais satisfatórios e a produção mais efetiva.

Reconhecimento e a valorização

O reconhecimento e a valorização dos esforços e conquistas dos funcionários podem e devem acontecer mesmo de modo remoto para promover um ambiente positivo e motivador.

Os recursos de Saúde Mental também motivam e promovem um ambiente positivo. Temos exemplos efetivos de empresas que implantam programas de apoio psicológico e também a prática de atividades físicas, com parcerias em academias, organização de eventos esportivos e consultórios de clínica psicológica, promovendo não só a conscientização, como a ação prática do autocuidado.

E esses projetos podem ir além com muitos outros detalhes que fazem a diferença no engajamento de seus colaboradores. Empresas hoje oferecem meditação, mindfulness, técnicas de relaxamento, salas de descanso.

Programas para o bem-estar

Implantar políticas que apoiem a saúde física e mental, como pausas regulares, apoio a funcionários, escuta ativa, planos de desenvolvimento de carreira, etc, fortalece a cultura empresarial e pode garantir colaboradores felizes, engajados e produtivos gerando muito mais resultados positivos para todos.

As companhias têm colocado o bem-estar nos holofotes de suas ações de RH, pois entenderam que pessoas que estão bem, produzem mais.