Mãe de Igor, Lucas e Luisa, a carioca Flavia Camargo registrou, desde a gravidez, suas reflexões e experiências diárias, construindo um testemunho de amor e um relato sobre sua jornada de transformações na maternidade. Com sensibilidade, a autora busca não apenas deixar um presente para seus filhos — uma lembrança afetiva de suas infâncias —, mas também se comunicar com outras mães e famílias que vivem emoções semelhantes. “O livro Enquanto vocês crescem: as cartas de amor de uma mãe é uma forma de eternizar a chegada e a fixação dos meus filhos no mundo, um registro da nossa convivência sob um olhar generoso de quem mais os ama e admira”, explica.
Para Flavia, a escrita se tornou um instrumento de conexão com os instantes de ternura que, no turbilhão do dia a dia, podem passar despercebidos. Cada gesto e descoberta da infância ganham significado especial: “Não é preciso realizar grandes feitos para desfrutar de uma vida afortunada, pois as memórias mais bonitas que carregamos se originam nos instantes triviais de trocas de afeto”.
A curiosidade de Lucas pelo funcionamento das coisas e o amor de Luisa pela vida marinha são apenas alguns dos detalhes que ilustram essa jornada. Cada filho trouxe um aprendizado diferente e complementar para a autora, que, em seu livro, traduz em palavras a emoção de acompanhar o crescimento de um novo ser humano.
Flavia registra em palavras características e emoções que percebe em suas crianças a cada fase, criando um retrato cronológico da experiência única com cada um desde a descoberta da gravidez. Seja naquelas planejadas, como a de Igor e Lucas, ou pela surpresa despertada ao descobrir a gestação de Luisa. Cada gravidez foi um processo de amor diferente e complementar para a autora.
Entre os relatos de amor e descobertas, a obra também percorre temas profundos, como o luto. Igor, primeiro filho de Flavia, faleceu pouco tempo após o nascimento, e a escrita tornou-se uma ferramenta essencial para lidar com essa perda. “Descobri o maior poder que o ser humano é capaz de possuir: a palavra. Ela realmente muda tudo. A palavra salva, cria, repara, cura.”
Sobre a autora
Flavia Camargo escreve desde a infância e, aos 42 anos, chega à publicação de seu sétimo livro. Advogada formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), estreou na literatura com “Diferenças em comum” (Giostri, 2010) e atualmente é finalista do Prêmio Ecos de Literatura com o livro “Quatro letras” (Albatroz, 2024). Agora, pela primeira vez, se aventura na escrita epistolar, refletindo sobre a construção da maternidade a partir de um diálogo direto e afetivo com seus filhos.
“Escrever sobre minha experiência materna é também uma forma de inspirar outras famílias. Procuro tocar o leitor com sentimentos reconfortantes, criando um espaço de acolhimento”, afirma. Para a autora, as cartas representam uma recompensa por anos de dedicação: “Este livro é uma espécie de medalha pelo empenho em documentar a felicidade plantada e colhida pela minha família”.
Ficha técnica
Título: Enquanto vocês crescem: as cartas de amor de uma mãe
Autora: Flavia Camargo
Editora: edição da autora
Páginas: 150