Quem não se lembra que em 2021, em plena Olímpiada do Japão, a atleta abandonou a final por equipes da ginástica artística, mesmo sendo uma das favoritas à medalha de outro, deixando em aberto sua presença na decisão? Naquele momento, Biles declarou: “Eu apenas não queria continuar. Não houve lesão, mas sim um pouco de orgulho ferido por uma prova ruim e um tanto mais de cuidado com a minha saúde mental”.

A declaração de Biles só reforça que, não adianta estar 100% preparado fisicamente se a mente não estar equilibrada e saudável. A saúde mental precisa estar em dia, do contrário, a performance do atleta estará comprometida. Estamos lindando com seres humanos e não máquinas preparadas apenas para conquistar títulos.

Tensão e pressão

Em uma competição é inevitável que a tensão e pressão atinjam níveis surreais para o atleta que vem se preparando a alguns anos para conquistar resultados positivos e levar medalhas para seu país.

A grande questão é: será que estes atletas estão mesmo sendo preparados de forma adequada para esse turbilhão emocional que vai da euforia (quando a medalha chega) ou a frustração e tristeza (quando a medalha não vem)? Estão preparados para as perdas?

O emocional saudável do competidor também é fundamental para que, nos momentos mais decisivos, este consiga se sentir seguro e preparado psicologicamente para trabalhar questões internas que influenciam no seu alto rendimento e na performance esperada por todos.

Dores emocionais

Neste rol de dores emocionais entram: a insegurança, o estresse, a ansiedade, a frustração, o pânico, a exaustão, os distúrbios alimentares, a insônia, as mudanças bruscas de humor, falta de autoconfiança, falta de autocontrole, falta de concentração, falta de motivação e a saudade pelo distanciamento da família, dos amigos e a geração infinita de expectativas, além do medo do monstro impiedoso do fracasso.

Claro que, não podemos nos esquecer que, por sermos seres individuais, cada um irá reagir e responder de forma individualizada a cada desafio que for surgindo. Inclusive, alguns competidores até preferem vivenciar situações de pressão, por se sentirem ainda mais motivados, enquanto outros entendem que, tanto a pressão quanto a ansiedade, são grandes vilões do seu desempenho pessoal.

Evitar adoecimentos psíquicos

A performance ideal do atleta, segundo especialistas do esporte e da saúde mental, passa por uma equação que contemple motivação, autoconfiança, autocontrole, concentração, foco e suporte emocional adequado para gerir emoções e administrar as frustrações, comuns em um ambiente competitivo.

Por este motivo, a preparação física deve andar de mãos dadas com a preparação mental, desde o primeiro momento em que o indivíduo opta por participar de eventos esportivos, para evitar adoecimentos psíquicos que suscitem sofrimento por ansiedade, surgimento de distúrbios alimentares, transtornos depressivos, transtornos de estresse pós-traumático, devastação da autoestima ou até mesmo pensamentos suicidas.

Portanto, o desabafo da ginasta Simone Biles sobre suas dores emocionais, não pode passar despercebido. Que sirva de lição e exemplo para que outros percam o medo encarar doenças psíquicas e buscar autocuidado e orientação médica.

E MAIS…

Conexão mente e físico

A conexão mente e físico e a valorização do modo de gerir emoções, estruturas mentais e comportamentais, é a mola mestra para uma compreensão correta da prevenção do adoecimento emocional do indivíduo, seja ele um competidor ou não.

Afinal, por trás de cada atleta existe um indivíduo único que busca no esporte, a superação de seus limites e a vitória como recompensa pelo seu desempenho, porém essa busca deve ser melhor trabalhada considerando a saúde mental de cada um.