A meditação é uma prática que envolve voltar-se para si, centrar-se e conectar-se consigo. Existem muitos tipos de meditação, para todos os gostos e objetivos. E todos têm seus benefícios. Ao praticar meditação, um dos efeitos imediatos é entrar em estado de calma e tranquilidade em razão do ritmo mais lento da respiração, da diminuição dos batimentos cardíacos e do foco em algum aspecto estipulado. Criar esse hábito é um investimento em si mesmo, no autoaprimoramento e transforma a nossa maneira de interagir conosco, com as pessoas e com o mundo, trazendo à tona o melhor de nosso ser. Pode ser praticada por diversos motivos: foco no momento presente, concentração em um objeto ou palavra, até a busca pelo despertar da consciência e transcendência.

Ao praticar meditação de forma consistente, incluindo-a na vida diária, uma pessoa tende a se auto-observar, a contemplar seus pensamentos e estados emocionais, facilitando a autocompreensão e melhorando sua vida em diferentes aspectos. Em um relacionamento amoroso, é importante que o crescimento, amadurecimento e valores pessoais sejam respeitados. É muito comum que haja mudanças na relação em função das transformações individuais. A meditação pode ajudar o casal a desenvolver autoconsciência do percurso pessoal e investir na relação com mais maturidade, assumindo responsabilidade pelo que cabe à cada parte na relação.

Quando a meditação é praticada com a intenção da autodescoberta, da autoconscientização dos desejos, pensamentos, emoções e ações, a pessoa tende a perceber com mais facilidade seus processos internos e a fazer escolhas mais coerentes com seus valores, o que também pode mudar o modo como encara as situações conflitantes e desafios da vida. Isso porque a prática da meditação promove a ativação do córtex pré-frontal, responsável pelo controle das emoções e noção de causalidade (freio inibitório), o que possibilita ao praticante frear ações que considera inadequadas ou indesejadas, propiciando atitude reflexiva e também a aprendizagem de um novo modelo de ação.  Por esse motivo, a meditação permite o despertar ou desenvolvimento da consciência (CRUZ, 2020).

Perguntas efetivas 

Uma das técnicas de meditação consiste em fazer perguntas em estado meditativo sem críticas ou julgamentos, como: O que nesse momento me incomoda? Qual a lição a ser aprendida? São técnicas poderosas para o autoconhecimento que implica na capacidade de conhecer seus gostos, preferências, necessidades, forças e fraquezas. Quanto mais uma pessoa avança, mais ela é capaz de se relacionar consigo e aprimorar seu senso de valor próprio. Quanto melhor a relação intrapessoal, melhor a relação interpessoal. Dessa forma, a convivência com o outro fica mais fácil, aprimorando a empatia e melhorando o modo como se expressa no mundo.

A meditação em casal pode ser muito benéfica, principalmente se houver um objetivo em comum, como: praticar o silêncio como forma de autopercepção e deixar que as coisas fluam com mais leveza; encontrar respostas criativas para solucionar problemas ou desafios; perceber como o amor pode ajudar a resolver questões cotidianas, entre outros. Ter um objetivo para a meditação em casal pode ajudar a ganhar confiança e criar momentos para trocas e diálogos produtivos e significativos. Pode começar com poucos minutos diários e evoluir naturalmente em tempo e concentração. 

Elo de consciência 

Quando o casal decide meditar junto, cria-se um elo que permite uma parceria para a consciência e evolução em conjunto – e isso começa desde a preparação do espaço para meditação, a prática escolhida, o horário estipulado e a possibilidade de trocas depois da atividade.

Cada vez mais a meditação vem sendo utilizada também para fins terapêuticos e de conectividade. Os autores Daniel Goleman e Richard Davidson (2017) destacam no livro A ciência da meditação: como transformar o cérebro, a mente e o corpo que a prática frequente causa “alterações positivas notáveis no cérebro e no comportamento, nas linhas descritas há muito tempo para o caminho profundo, não são lenda, mas realidade”.

Goleman e Davidson (2017), a partir de diversas pesquisas utilizando PET Scan, ressaltam que a meditação traz uma sensação de auge durante a prática, mas que ela continua a ter efeitos no cérebro e a nos transformar cotidianamente. Assim, um casal que medita junto e cria sua própria atmosfera para as atividades meditativas, buscando objetivos comuns, tende a ter mais vínculos e mais consciência da sua integração na relação.

Casais que têm mais consciência de si enquanto indivíduos e compreendem suas necessidades desenvolvem a capacidade de investir na felicidade e autorrealização, o que influencia positivamente a relação. 

E MAIS…

Alguns dos benefícios da meditação para os praticantes:

  • Mais consciência do corpo, emoções, pensamentos;
  • Valorização do que é realmente importante para si;
  • Bem-estar geral;
  • Melhora da qualidade do sono, da atenção, da alimentação, das interações relacionais e até mesmo da produtividade; 
  • Facilita a tomada de decisão consciente;
  • Promove a sensação de tranquilidade, diminuindo o estresse ea ansiedade;
  • É um excelente recurso para o gerenciamento emocional;
  • Aprimora a consciência de si e do ambiente;
  • Depende apenas da vontade do(s) praticante(s).
Referências 
CRUZ, Ana Lúcia Oliveira da. Neurociência, consciência e meditação: prática no cotidiano de uma escola privada de Salvador. Disponível em: https://www.academia.edu/download/44396080/Artigo_Neurociencia_Consciencia_e_Meditacao_Um_estudo_de_caso_em_escola_privada_de_Salvador.pdf