Em tempos atuais, a internet é abalizada pela fácil conexão e pela mobilidade no acesso às redes de comunicação, principalmente por meio do uso do celular e smartphones. Com as variadas oportunidades da tecnologia, podemos nos conectar fazendo novos amigos, manter contato com familiares distantes, participar de cursos à distância, efetuar serviços bancários, fazer compras em sites de outros países, enviar a declaração de imposto de Renda, emitir boletim de ocorrência, dentre outros serviços.

Analisando o nosso dia a dia, verificamos como a expansão e a simplificação do acesso à internet contribuem para a amplitude da informação, ao entretenimento, à comodidade e conveniência de adquirir bens e serviços no conforto de nossa residência.

Prática ilegais e criminosas

Hoje é quase impossível imaginar nossas vidas sem as facilidades e oportunidades que a internet nos proporciona. No entanto, deve-se reconhecer que a internet se transformou em um instrumento e meio para prática de atividades ilegais e criminosas, que têm como alvo imediato os usuários que apresentem algum tipo de vulnerabilidade, como por exemplo: as crianças, adolescentes, idosos, mulheres carentes em busca de relacionamento. Dentre os riscos mais comuns, destaco:

  • Acesso a conteúdos impróprios ou ofensivos, tais como pornografia infantil, calúnias e difamações e ainda a misogenia.
  • Invasão de privacidade e divulgação não autorizada de dados pessoais, que se aproveitam da falsa sensação e impunidade.
  • Contato com indivíduos mal-intencionados, em busca de vítimas para aplicar variados golpes.

Através da exploração da carência dessas vítimas, o criminoso se faz passar por alguém de conduta ilibada, proferindo palavras carinhosas na arte da sedução até almejar seu objetivo.

Golpes na internet

O fascínio de ter encontrado o príncipe encantado na internet, proporciona à vítima, uma sensação de encantamento e enamoramento com o golpista, que nem percebe que está prestes a cair em um golpe chamado “Golpe do Amor”. Este é mais um crime de usuário da internet, que está em busca de um relacionamento amoroso.

As vítimas geralmente são abordadas pelos criminosos através de perfis falsos, bem formulados em redes sociais ou em sites de relacionamentos, com foto de perfil chamativo e após conseguir certa intimidade com conversas em mensagens pelo whatssap ou instagram, demonstram carinho e apreço à elas, fazendo juras eternas de amor e prometendo encontros apaixonados. Em regra, se apresentam como estrangeiros em alguma missão de paz ou em busca de um relacionamento duradouro e feliz.

  O falso namorado virtual, após envolver a “amada” com declarações de amor e promessas, relata problemas pelos quais está passando, como por exemplo, um filho doente, falta de dinheiro para se alimentar ou retornar para sua cidade, pede “ajuda” da vítima para resolver a situação. A vítima iludida e enamorada, envia altas quantias de dinheiro para o golpista, através de uma conta bancária indicada pelo criminoso, que promete “devolver” em breve o empréstimo.

Situações de estelionato

Ocorre em outras situações, o estelionatário dizer à vítima que enviará um presente e após alguns dias, informa que o pacote de presente ficou retido na alfândega e para liberar, é necessário pagar uma taxa e a vítima apaixonada e ansiosa para receber o “presente”, efetua o depósito na conta bancária indicada pelo criminoso. O golpe se prolonga, até o momento em que a vítima percebe que caiu em um golpe arquitetado pelo seu “grande amor virtual” e não existe nenhum presente a ser recebido.

Nesse momento a reconstituição da capacidade de temporalidade do indivíduo e da história destruída pelo seu elo amoroso, permeia o viés traumático que vivenciou, construindo um vínculo entre o prazer e o desprazer, que a emoção desencadeou em cada processo vivenciado na busca de ser amada e desejada por alguém que a desqualificou como objeto de desejo.

Analisando por um ângulo psicológico, a comunicação virtual é um espaço coletivo e desconhecido, mediando relações sem proximidade, sem vínculos e sem nenhum afeto.

Banalidade dos sentimentos?

Como resistir à efemeridade das relações e à banalidade dos sentimentos? Como expressar o descontentamento do mundo, quando na verdade, a internet se transforma em um espetáculo de possibilidades e amores permissíveis??

Como detectar a verdade através das palavras amorosamente digitadas, mas silenciosamente reveladas por uma má intenção de extorquir ou ridicularizar e denegrir uma imagem formada por um ideal? Os efeitos desse tipo de violência são devastadores na alma humana. São laços destruídos internamente que traumatizam o ego e a futura capacidade de investir em outro relacionamento, chegando ao psiquismo como registro de dor intensa, onde o sujeito se vê invadido por uma angústia que extrapola sua possibilidade de elaboração.

Elaboração da perversidade

A maldade e a perversidade, são apelos ao limite, inscrevendo como uma tentativa de reparar o sentimento de ter sido lesado, advindo de um grito interno de socorro pela busca da alma gêmea, quando, na verdade, em seu interior, buscava o encontro consigo mesmo, reparando as arestas deixadas pelo tempo de busca de um amor não correspondido ou nunca vivenciado. Neste instante, quando se rompe o escudo protetor, os estímulos reais são percebidos e o registro psíquico é ativado permitindo o encontro com a experiência traumática vivenciada, traduzida em uma sensação de desprazer que pulsa incessante em seu interior, buscando respostas para a ação recebida.

E MAIS…

Busca do prazer eterno

Indivíduos são formados pela busca do prazer eterno, enraizados no conceito de uma pulsão avassaladora, que os projeta na realização de seus desejos e nas ordens que emanam de sua vontade interior, em busca da satisfação de vivenciar o amor em sua plenitude.

 Assim se inscreve o inconsciente… que inconscientemente, insiste e persiste, tentando ludibriar a si mesmo..