O fim de ano é um período de muitas festas e confraternização, mas também reúne vários “vilões” de uma boa saúde cardiovascular, como alimentação desbalanceada, excesso de bebidas alcoólicas, perda de noites de sono, entre outros. Estudo feito por pesquisadores da Universidade de Lund, na Suécia, publicado na revista científica British Medical Journal em 2018, analisou casos de ataques cardíacos por 15 anos. De acordo com a pesquisa, durante o período de Natal, o risco de um ataque cardíaco aumenta em 37% enquanto durante a comemoração de ano-novo esse risco é 20% maior do que o habitual.

Os possíveis fatores de risco durante o fim de ano incluem: pressões dos resultados obtidos durante o ano; entregas de metas do trabalho; estresse ligado a viagens; menores períodos de sono; excesso de comida e bebidas alcoólicas. De acordo com o cardiologista Vinícius Carlesso, a chave para a prevenção é ter equilíbrio durante a rotina de fim de ano, principalmente para pessoas que têm condições cardíacas pré-existentes.

“Para cuidar do coração no fim de ano, o segredo é ter equilíbrio, evite exagerar na comida e na bebida, faça escolhas mais neutras, tente manter alguma atividade física durante o período e respeite seu descanso mesmo com a correria”, aconselha. Para quem já tem problemas no coração, esses cuidados são ainda mais importantes. “Siga sempre as orientações do seu médico e fique atento a possíveis sintomas. É indicado fazer um checkup antes do fim de ano para garantir que a condição está controlada”, ressalta.