‘Prática clínica com minorias sociais: fundamentos e intervenção em terapia cognitivo-comportamental’ reúne as principais contribuições baseadas em evidências sobre as competências multiculturais necessárias no tratamento psicoterapêutico de minorias sociais. Escrito por especialistas brasileiros que pesquisam esse tema, este livro apresenta o que há de mais atual na literatura científica disponível, com linguagem acessível e abrangente. É leitura essencial para profissionais da área da saúde que desejam acolher as demandas clínicas de diferentes pacientes por meio de uma prática socialmente ética, responsável e comprometida.
Público-alvo
Estudantes de psicologia, psicólogos e outros profissionais da área da saúde que trabalham ou desejam trabalhar com pessoas de grupos minorizados a partir da psicologia baseada em evidências.
Diferenciais da obra
Escrito por renomados autores que estão em contato contínuo com a pesquisa, a prática e o estudo dessas temáticas, este livro abrangente fornece informações atualizadas de acordo com a mais recente literatura científica disponível. Apresenta conteúdo inédito no Brasil ao abarcar estudos contemplando a temática de minorias sociais em terapia cognitivo-comportamental.
Sobre as organizadoras
Fernanda de Oliveira Paveltchuk. Psicóloga. Psicoterapeuta e supervisora clínica. Colaboradora do Núcleo Integrado de Pesquisa em Psicoterapia nas Abordagens Cognitivo-comportamentais (NIPPACC) do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPUB-UFRJ). Membro-fundador do TCC para minorias. Mestra em psicologia clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Doutora em saúde mental pelo IPUB-UFRJ.
Carolyne Batista Juvenil. Psicóloga. Psicoterapeuta e supervisora clínica. Formação em terapia cognitivo-comportamental pela Central TCC, em terapia cognitivo-comportamental infantojuvenil pela Psineuroclínica Cognitiva do Rio de Janeiro e em terapia do esquema pela Wainer Psicologia. Membro-fundador do TCC para Minorias e do Curso de Formação de Terapia Cognitivo-comportamental para Minorias. Coordenadora do Núcleo de Raça do TCC para Minorias.
Marcele Regine de Carvalho. Psicóloga. Professora do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psiquiatria e Saúde Mental do IPUB-UFRJ. Supervisora clínica na Divisão de Psicologia Aplicada da UFRJ. Coordenadora do Núcleo Integrado de Pesquisa em Psicoterapia nas Abordagens Cognitivo-comportamentais (NIPPACC) do IPUB-UFRJ. Mestra e doutora em saúde mental pela UFRJ. Pós-doutorado em saúde mental pela UFRJ. Ex-presidente da Associação de Terapias Cognitivas do Estado do Rio de Janeiro (ATC-Rio) – gestão 2019-2022. Membro da diretoria da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC) – gestões 2019-2021/2021-2023. Representante do Brasil na Federação Latino-americana de Psicoterapias Cognitivas (ALAPCCO) – gestão 2019-2022. Terapeuta certificada pela FBTC.
Ficha técnica
Título: Prática clínica com minorias sociais: fundamentos e intervenção em terapia cognitivo-comportamental
Organizadoras: Fernanda de Oliveira Paveltchuk, Carolyne Batista Juvenil e Marcele Regine de Carvalho
Editora: Sinopsys
Páginas: 352