O livro ‘O que todo pedagogo precisa saber sobre pessoas com deficiências: um olhar socioantropológico’, é um convite para uma reflexão sobre a gênese do conceito da deficiência. Muitas pessoas acreditam que a deficiência é uma forma de identificação de défices cognitivos, fisiológicos e/ou anatômicos, e isso pode ser considerado um mito. Segundo o autor, Eduardo de Campos Garcia, a deficiência é uma construção discursiva introduzida socialmente pela medicina e sua ortopraxia como meio de justificar moralmente suas experimentações.

“Não se trata de concordar ou discordar das práticas clínicas que, comumente, são necessárias, mas de apresentar seus efeitos, seu poder, sua narrativa e seu discurso, sua prática e como tudo isso constrói e fomenta a indústria cultural da anormalidade”, afirma. Portanto, se você é estudante de licenciaturas, professor, pedagogo, psicólogo ou curioso sobre o tema, este livro foi escrito para você.

Eduardo de Campos Garcia é PhD em psicanálise pela Logos University International USA/Miami. Tem pós-doutorado em educação e saúde na infância e adolescência pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Doutor e mestre em educação, arte e história da cultura pelo Mackenzie. Especialista em magistério do ensino superior pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em Libras pela FIJ-RJ e em psicanálise pela IBPC. Graduado em pedagogia pela UNIG-RJ e em letras pela UBC-SP.

Ficha técnica

Título: O que todo pedagogo precisa saber sobre pessoas com deficiências: um olhar socioantropológico

Autor: Eduardo de Campos Garcia

Editora: Wak

Páginas: 188