Meu filho anda na ponta dos pés…isso é normal?

A marcha idiopática de ponta, como é conhecido esse andar na ponta dos pés, geralmente é uma condição benigna, que tende a se estabilizar, desaparecendo, conforme o caminhar infantil amadurece, tornando-se mais firme até por volta dos três anos de idade.

Pode haver, porém, algumas causas para uma criança andar na ponta dos pés após essa idade que devem ser investigadas, ou se, desde o início essa característica da marcha for unilateral ao corpo, se provocar dor ou incapacitar a criança a andar e correr.

Muitas crianças que possuem o andar na ponta dos pés podem apresentar problemas ortopédicos, neuromusculares, motores, encurtamento de tendão, imaturidade do sistema nervoso central, problemas posturais, no sistema proprioceptivo, hipersensibilidade tátil ou atraso no desenvolvimento. Algumas crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista) apresentam esse tipo de marcha também (mas nunca esse sintoma é isolado).

Há, porém, uma porcentagem de crianças, que varia entre 5 a 12%, que possuem esse andar em ponta sem estarem nas condições descritas acima, apenas possuindo, a princípio, uma imaturidade no caminhar que depois pode se transformar em um hábito. Geralmente, com o tempo, essa marcha desaparece naturalmente.

O ideal é passar por uma avaliação com um ortopedista e um neurologista, que saberão identificar se as causas são fisiológicas ou não e, a partir daí, fazerem os encaminhamentos corretos. Cada caso é um caso! Porém, é preciso investigar para que se faça o tratamento adequado, quando este for necessário.