O transtorno opositivo-desafiador (TOD) é um transtorno neuropsíquico de comportamentos disruptivos que faz parte de um grupo de transtornos de impulsos e de conduta. Pode ser observado durante o desenvolvimento infantil em níveis e categorias diferentes.

Muitos pais e professores desconhecem essa questão nos filhos e alunos. Independentemente das formas diferenciadas de categorizá-lo, o importante é conhecer os sinais de alerta, as características e os possíveis prejuízos causados no dia a dia para que o diagnóstico seja feito de forma correta e sem possíveis equívocos.

De forma objetiva, o livro ‘Falta de limites, birra ou transtorno?’, publicado pela Wak Editora, responde questões como: quais as causas, os sinais, as características e os sintomas; o que acontece em nível cerebral, emocional e comportamental; como é feito o diagnóstico; qual a diferença entre TOD e transtorno de conduta; como agir nos ambientes familiar e educacional; qual é o melhor caminho para o tratamento e para as intervenções.

Sobre a autora

A autora é a psicóloga Alessandra Machado, neuropsicóloga, pedagoga, psicopedagoga, especialista em neurociência aplicada à educação, neuropsicologia e reabilitação, psicossomática e educação inclusiva. Também é mestre em psicologia do desenvolvimento humano e mestranda em neurociências.

Ficha técnica

Título: Falta de limites, birra ou transtorno?

Autora: Alessandra Machado

Editora: Wak

Páginas: 120