As reformas ocorridas nas políticas de educação no Brasil nos últimos anos deram incontestável ênfase ao exercício docente no que diz respeito à formação e às práticas de ensino, na perspectiva de uma educação inclusiva e para a diversidade. O livro ‘Autismo na escola: um jeito diferente de aprender, um jeito diferente de ensinar’, de autoria de Eugênio Cunha, busca discutir o trabalho do professor com base em questões fundamentalmente pedagógicas, apontando alguns caminhos diante dos desafios do transtorno do espectro autista (TEA).
Em razão disso, a obra, publicada pela Wak Editora, procura abordar as práticas de ensino, estabelecendo vínculos com situações concretas da escola. Vínculos, principalmente, com a condição do aluno. Afinal, educar o aprendente com autismo é constituir uma relação dialógica; uma relação dialógica que pressupõe um jeito diferente de aprender e um jeito diferente de ensinar.
Eugênio Cunha também é autor do livro ‘Autismo e inclusão: psicopedagogia e práticas educativas na escola e na família’, da mesma editora. Na prática docente, é possível perceber dificuldades para a elaboração de um currículo com atividades consideradas adequadas e funcionais para alunos com autismo, que favoreça a inclusão escolar e social. O que é mais importante fazer? Como cativar a atenção? É possível educar? É possível aprender? Esta obra pretende responder a essas e outras questões.
Fichas técnicas
Título: Autismo na escola: um jeito diferente de aprender, um jeito diferente de ensinar
Autor: Eugênio Cunha
Editora: Wak
Páginas: 144
Título: Autismo e inclusão: psicopedagogia e práticas educativas na escola e na família
Autor: Eugênio Cunha
Editora: Wak
Páginas: 140