Uma criança procurava em dicionários explicações, esclarecimentos e respostas do que é esperança… Depois de alguns dias, encontrou sentado no banco de uma praça um mágico. Impressionada, aquela criança perguntou:

– O que é esperança?

O mágico com os olhos brilhando respondeu:

– Esperança é a capacidade de olhar além do horizonte.

Aquela criança sorriu e encantada com a explicação do mágico passou a compreender que esperança é imaginar o futuro de maneira esperançosa. A esperança é um guarda-chuva em dia nublado. É uma luz que permanece acessa, enquanto a incerteza permanece na escuridão.

Gerar estímulos

O encontro da criança com o mágico no banco da praça é um convite para que você retire da sua vida a expressão: “A esperança é a última que morre”. Elimine da sua vida esta frase, pois a esperança é a primeira que nasce quando tudo parece estar perdido e sem solução. Descobrir e gerar estímulos exige cobrir muitas vezes o ouvido para situações desanimadoras, tristes e manter distância daquelas pessoas que somente reclamam de tudo!

Desistir de um desafio e justificar derrotas pautado no exemplo de outras pessoas que desacreditaram parece ser mais fácil. Você concorda? Ouvimos dentro de escolas particulares e escolas públicas, inúmeras pessoas anunciarem que desejam realizar um curso de idiomas, iniciar uma faculdade ou um curso de pós-graduação? Quantas vezes ouvimos o anúncio de que os exercícios físicos seriam levados a sério? Ao terminar uma reunião na escola, quantas pessoas prometem que mudarão seus comportamentos? Como estudioso do comportamento humano, tenho a oportunidade de perceber que a competição não é somente na área comercial. O ser humano vive continuamente em competição!

Dimensão de afetividade

O estado de ânimo é um conceito que engloba duas dimensões de afetividade. O primeiro está relacionado com os afetos positivos de entusiasmo, vivenciar algo novo e também sensações de alerta. O segundo conceito da dimensão de afetividade está relacionado com reações emocionais de raiva, fúria, vingança, exaltação e medo. Reconhecer a necessidade de equilibrar as duas dimensões de afetividade no seu ambiente de trabalho, exige controle emocional, indiferentemente do cargo, função ou atividade que você desenvolva. Quando possível, procure colocar em prática o autogerenciamento de suas emoções. Contar até dez pausadamente ou até vinte, quando necessário, poderá ser um grande exercício para não ferir os seus próprios sentimentos.

Para que a ação aconteça

É incrível como a trapaça, calúnia, discórdia, desmotivação e uma lista enorme de outras características negativas, podem influenciar você a desistir de uma meta, um planejamento ou uma nova perspectiva de mudança. Intrinsicamente, possuímos uma força de pensamento que tenderá para o lado negativo ou para o lado positivo. Procure despertar em você reações eficientes para sair de uma possível atmosfera de comodismo.

Procure sempre celebrar as pequenas e as grandes conquistas. Isso ajuda a estimular o cérebro a compreender que você está no caminho correto, além de ajudar a sentir emoções positivas. E por fim e não menos importante, anteveja os obstáculos que encontrará pela frente. Pensar no que poderá dar errado não é sinal de negatividade, pelo contrário, pensar no que poderá dar errado é uma maneira inteligente de evitar acidentes, desgastes emocionais e prejuízos financeiros.

Para conseguir gerar maior estímulo é preciso deixar de apresentar desculpas, praticar a procrastinação ou de ficar esperando que outras pessoas façam por você. O momento é agora! Estudantes que tiram nota baixa, podem apresentar uma lista gigantesca de justificativas, mas paralelamente, estudantes que conquistam notas altas não ficam parados no tempo, mas correm atrás dos seus objetivos, desejos e metas procurando superar desafios.

E MAIS…

Você não está em uma ilha deserta

Recebi o convite para apresentar uma palestra em um evento educacional para professores que acontece anualmente em uma escola. Fiquei encantando ao chegar no local da palestra com a organização daquela escola e com o clima de trabalho dos colaboradores. Os ambientes da escola eram limpos, quadros nas paredes, televisores na cantina e o auditório cuidadosamente preparado.

Fui almoçar após o evento com a direção da escola e a comissão organizadora do evento. Realizei inúmeros elogios a respeito da minha percepção e perguntei ao diretor da escola: Onde você encontra estímulos e encorajamento para estabelecer um clima de trabalho harmonioso entre a equipe?

Ele respondeu: “Professor Dalmir. Poderá parecer algo simples para algumas pessoas o motivo do meu estímulo, mas dentro da minha sala há um porta-retratos com a foto da minha da minha família. Olho para aquela foto nos momentos de incerteza, aflição e insegurança e procuro canalizar uma energia para despertar o encorajamento, mentalizando o desejo de sempre contar com alguém torcendo por meu sucesso”.

Talvez seja isso que está faltando na sua vida para despertar o encorajamento. Contar com alguém da família, um amigo ou uma pessoa ao seu lado para encorajar à um maior estímulo profissional e pessoal: “Você não está em uma ilha deserta”. A esperança possibilita a redução do stress, aumenta o bem-estar, oferece a oportunidade de visualizar resultados positivos e ajuda na automotivação. Somos seres humanos repletos de esperança… Tanto é que a noite… Antes de dormir… Colocamos o celular para despertar, na esperança de que vamos acordar no dia seguinte.  Agora, eu convido você a lembrar do encontro daquela criança com o mágico e acreditar: “Esperança é a capacidade de olhar além do horizonte”.