As distorções cognitivas são padrões de pensamento disfuncionais que interferem no processamento cognitivo das pessoas, comprometendo a interpretação das situações cotidianas e influenciando seu modo de pensar, sentir e agir. Em outras palavras, o indivíduo pensa sobre a realidade de maneira equivocada e/ou tendenciosa, o que pode resultar em sofrimento.

Entre as principais distorções cognitivas conhecidas, estão: personalização, filtro mental, generalização, maximização e minimização, pensamento dicotômico ou polarizado, raciocínio emocional, leitura da mente, catastrofização, conclusões precipitadas, imperativos, rotulação e atribuição de culpa.

Baseado na terapia cognitivo-comportamental (TCC), o livro ‘A Ilha dos Pensamentos – Corrigindo as distorções cognitivas’ tem como foco a orientação das distorções cognitivas na infância e o desenvolvimento de pensamentos mais adaptativos e funcionais.

Escrito pela psicóloga Joyce Vignatti e publicado pela Sinopsys Editora, objetiva auxiliar crianças a entenderem as distorções cognitivas e a desenvolverem pensamentos alternativos diante de situações em que elas surgem.

Para isso, foram desenvolvidos personagens que representam os pensamentos distorcidos e um personagem principal, o Monstrinho Aventureiro, que auxilia os demais na correção de seus pensamentos.

Ficha técnica

Título: A Ilha dos Pensamentos – Corrigindo as distorções cognitivas

Autora: Joyce Vignatti

Editora: Sinopsys

Páginas: 32