O estudo “Acupuntura Tradicional e Acupuntura a Laser na dor cervical crônica não específica: ensaio clínico randomizado controlado” tem o objetivo de comparar e investigar a eficácia da Acupuntura Tradicional e Acupuntura a Laser em indivíduos com dor cervical crônica não específica que, se não tratada precocemente, pode levar a vários fatores de risco, gerando limitações e incapacidades, incluindo estilo de vida sedentário, obesidade, degeneração do disco intervertebral, além do impacto no bem-estar físico, social e psicológico do indivíduo afetado.

Na acupuntura tradicional, o tratamento é realizado com agulhas, próprias para a técnica, produzidas em aço cirúrgico e descartáveis após o uso. Na acupuntura a laser, o tratamento nos pontos de acupuntura é realizado com laser de baixa intensidade. Além de ser uma terapia econômica e com benefícios relevantes na dor cervical, sendo indicada em serviços de saúde, é considerada um tratamento seguro, com raros efeitos colaterais graves, quando comparados aos métodos tradicionais para tratamento da dor.

Pesquisa

O projeto de pesquisa é inovador, já que não foram encontrados na literatura estudos que comparem efetivamente a acupuntura tradicional com a acupuntura a laser na dor cervical crônica não específica.

Na hipótese de que ambas as terapias sejam igualmente eficientes na redução desta dor, existem vantagens na utilização de cada uma delas, como a indicação da técnica a laser, que se torna uma opção atraente por ser totalmente indolor, não invasiva, segura e que pode ser usada em pacientes que têm fobia de agulhas.

Voluntários

Para realizar a pesquisa, estão sendo convidados voluntários, homens e mulheres, entre 18 e 60 anos, que tenham dor cervical há mais de três meses e não estejam fazendo outra intervenção no momento. Os participantes serão atendidos em uma sessão única no Laboratório de Pesquisa em Recursos Fisioterapêuticos (LAREF) na UFSCar, realizada no período da manhã, com agendamento prévio.

Para participar, o interessado deve preencher este formulário eletrônico (https://bit.ly/3JI8AOr), que faz uma triagem online do participante e obtém informações sobre a participação no estudo.