As recentes descobertas pela ciência sobre o sistema endocanabinoide e a importância dele para o bom funcionamento do corpo humano fizeram surgir uma nova fronteira na medicina que, se bem aplicada, pode transformar a vida de pessoas que sofrem das mais variadas doenças: a terapia canabinoide. No entanto, apesar das milhares de pesquisas científicas sendo realizadas em todo o mundo, da alta demanda de pacientes em busca de tratamento diante das evidências de sucesso, a cannabis medicinal ainda encontra resistência, estigma e um baixo número de profissionais aptos a prescrever medicamentos à base da planta.

Diante deste cenário, a neurocirurgiã Patrícia Montagner, uma das principais especialistas brasileiras no tema, criou a WeCann Academy, uma plataforma de formação médica que abordará os principais recursos para a prescrição da cannabis medicinal. O curso, que terá sua primeira turma em março, é totalmente on line, com cinco módulos e sete semanas de duração, proporcionará ao aluno uma atualização semanal sobre artigos científicos e mentorias com a participação de diversos especialistas nacionais e internacionais para discussão de casos clínicos.

“Há inúmeros exemplos de aplicação da medicação, entre as quais o tratamento de dor crônica, dor neuropática, fibromialgia, doença de Parkinson, Alzheimer, epilepsia, doença inflamatória intestinal, transtornos de ansiedade, insônia e nos cuidados paliativos de pacientes oncológicos, todos cientificamente embasados. Por isso, é preciso oferecer educação e formação para que os médicos possam prescrever essa ferramenta terapêutica a seus pacientes com segurança e eficácia”, explica a médica, que trata em sua clínica mais de 800 pessoas de todas as regiões do país.

Além do tabu que existe em torno do assunto e da inexistência de disciplinas na graduação e pós-graduação das ciências médicas, a desinformação tem sido um dos principais entraves para a popularização do tratamento. No entanto, a pressão por parte dos pacientes e as novas perspectivas para a fabricação de medicamentos derivados da cannabis, apontam para a importância de capacitar os profissionais. “Estamos apenas no início desta jornada, mas as evidências científicas e a robustez dos resultados observados diariamente na qualidade de vida de milhares de pacientes comprovam o potencial disruptivo dessa ferramenta terapêutica, que deve ser ampliada para os colegas de todas especialidades e áreas de atuação da medicina”, diz a neurocirurgiã. 

Sobre a WeCann Academy

Formado por experts de alto nível de diversos países, o programa de Certificação Internacional em Medicina Endocanabinoide da WeCann Academy é totalmente on line e contempla os fundamentos do Sistema Endocanabinoide (Endocannabinoid System-ECS), os conceitos-chave em torno da cannabis medicinal, apoiando-se em evidências científicas e na ampla experiência prescritiva de seu corpo técnico.

Serão oferecidas masterclasses, aulas complementares, sessões de atualização sobre os mais recentes estudos publicados, mentoria para discussão de casos clínicos e uma apostila digital com um rico detalhamento técnico. A WeCann Academy inclui, ainda, a participação em uma comunidade médica exclusiva, que proporciona o embasamento científico e a troca de experiências necessárias para a prescrição segura da cannabis medicinal. Durante todas as semanas do curso serão discutidos casos reais de pacientes que se beneficiam do tratamento a fim de orientar, de forma prática, a incorporação da cannabis como uma ferramenta terapêutica no dia-dia do profissional.

O corpo docente da WeCann Academy é atualmente composto por 12 renomados especialistas do Brasil e do exterior, entre os quais o cirurgião oncológico Leandro Ramires, o ortopedista Ricardo Ferreira, a médica colombiana Paolla Cubillos, o biólogo e professor eslovênio Gregor Zorn e a engenheira americana, Mara Gordon. “Conhecer o sistema endocanabinoide e sua participação nos processos fisiológicos e patológicos torna o médico mais capacitado para oferecer alívio e conforto aos pacientes que, até então, não contavam com tratamentos eficazes”, avalia Leandro Ramires, um dos mentores da WeCann.

Programa:

1: Aspectos Históricos da Cannabis Medicinal

Relatos históricos dos primórdios do uso da cannabis para fins medicinais, passando pelo processo de proibição do uso da planta, até as descobertas científicas que desvendaram a sua aplicação na medicina.

2: A Planta Cannabis

Aspectos técnicos da planta, diferentes quimio-variantes, principais métodos de cultivo e as propriedades medicinais dos agentes químicos, os fitocanabinoides e os terpenos.

3: O Sistema Endocanabinoide

Visão detalhada do sistema endocanabinoide, responsável por regular praticamente todos os processos fisiológicos e patológicos do corpo humano.

4: A Cannabis como Medicamento

Abordagem da cannabis como medicamento, os principais métodos de extração da medicação, as diferenças entre as formulações e as vias de administração, aspectos farmacocinéticos, efeitos adversos mais comuns e orientações para prescrições mais seguras e assertivas.

5: Aplicações Clínicas

Principais aplicações dos derivados canabinoides, fundamentadas na medicina baseada em evidências e integrada à discussão prática de casos clínicos com especialistas nacionais e internacionais com vasta experiência prescritiva na terapêutica canabinoide.

Período: 7 semanas

Certificação internacional

Mais informações no site: https://wecann.academy

Especialistas

Patrícia Montagner:

Médica neurocirurgiã, graduada em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina, especialista em Administração em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas, Patrícia Montagner é especialista em Neurocirurgia pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e diretora técnica da Clínica NeuroVinci, localizada em Florianópolis (SC), onde acompanha mais de 800 pacientes que fazem uso de Cannabis medicinal. Certificada pelo World Institute of Pain (WIP) para procedimentos minimamente invasivos em dor (Fellow of Interventional Pain Practice), é também colaboradora médica da Associação Brasileira de Pacientes de Cannabis Medicinal, a AMA+ME.

Leandro Ramires (Brasil) – graduado em medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com especialização em cirurgia geral oncológica e mastologista pelo Hospital Mário Penna; mestre em Saúde da Mulher e Patologia Mamária pela UFMG; pesquisador clínico e coautor do estudo que confirmou o benefício da cannabis medicinal no tratamento dos sintomas do autismo. Coordenador científico da Associação Brasileira de Cannabis Medicinal (AMA+ME), participa, desde 2014, de projetos de educação e qualificação de médicos em canabiologia, ano que começou a prescrever o medicamento. É pai do Benício, epilético que controlou as crises somente após o uso da cannabis medicinal.

Ricardo Ferreira (Brasil) – Médico especialista em cirurgia da coluna  e manejo da dor; mestre em clínica cirúrgica e MBA executivo em gestão em saúde. Prescritor de cannabis como medicação para controle dor, é membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), Sociedade Brasileira de Cirurgia da Coluna, da Sociedade Brasileira para Estudo da Dor (SBED), fundador e ex diretor geral da Sociedade Brasileira para Estudo da Cannabis (SBEC), consultor médico das associações Abracannabis, Cultive e Abrace Esperança.

Paolla Cubillos (Colômbia) –  médica especialista em medicina integrativa, referência em cannabis medicinal na Colômbia, Paolla é pós-graduada pelo Canadian College of Naturapathic Medicine do Canadá; membro do Comitê de Ética em Investigação do Canadian College of Naturapathic Medicine e do International Consortium for Research on Cannabinoids, Society of Cannabis, além de médica atendente da Junta Directiva de la Associación Médica Colombiana de Cannabis Medicinal.

Gregor Zorn (Eslovênia) – Biólogo, é diretor científico da Cananray Ltd., uma empresa de cannabis medicinal com sede no Reino Unido; professor de pós-graduação em Cannabis Medicinal na Faculdade de Medicina da Universidade de Pádua, Itália, primeiro curso educacional oficial de pós-graduação credenciado pelo CME sobre cannabis medicinal na Europa, oferecido por uma universidade. Co-fundador da European Cannabinoid Therapy Association (ECTA), uma organização comprometida em impulsionar a pesquisa contínua dos benefícios terapêuticos dos canabinoides, entre outros da Europa.

Mara Gordon (EUA) – é uma defensora, empresária e pesquisadora da cannabis. Engenheira de formação, usou a sua experiência para criar dosagens terapêuticas da cannabis para milhares de pacientes em todo o mundo, melhorando substancialmente sua saúde, qualidade de vida e longevidade. Famosa por suas formulações exclusivas e a popularização de seus óleos terapêuticos, atualmente está envolvida em uma pesquisa pré-clínica para múltiplas formas de câncer e declínio cognitivo relacionado ao diabetes, bem como em ensaios clínicos para autismo, dor crônica e insônia.