Tenho um chefe muito autoritário e seus apontamentos sempre são humilhantes. Tenho me sentido exausta e vou para a reunião sempre tensa. Não consigo falar meus pontos de vista, embora saiba que tenho boas ideias que, se fossem implementadas, trariam bons resultados. Como devo me comportar para mudar esse o posicionamento autoritário dele?

Não conseguimos mudar o outro, é uma fantasia acreditar nesta possibilidade, porque o outro tem suas formações psiquicas inconscientes que segundo a Psicanálise, terminam os comportamentos. Por mais que a pessoa se esforça, existe uma “coisa”, que são traços mnésicos que impulsionam o sujeito a reagir de acordo com seu comando.
Neste caso, é importante a pessoa que está se assujeitando a estes mandos se perguntar o que a deixa neste lugar, qual o motivo que te liga a estes mandos, o que as vezes a pessoa sozinha não consegue entender, pois são inconscientes e só se pode mudar aquilo que se sabe. Se esta situação for repetitiva, ocorrer em outros tipos de relações da sua vida com uma certa semelhança, e você se esforça para mudar sem sucesso, é de ordem inconsciente, precisa de um profissional que entenda deste processo. O psicanalista pode ajudar você a identificar os seus processos inconscientes e, aí sim, mudar o seu comportamento e / ou passar a lidar com essas situações de uma forma que não afete seu dia a dia.