Criada pelo saudoso PhD americano Dr. Tad James, o termo é escrito em inglês somente por ser é uma marca registrada, o significado seria Terapia da Linha do Tempo, mas por questões legais precisamos usar o termo em idioma original exatamente como fazemos com as grandes marcas, não chamamos a empresa Amazon de Amazônia.

A escolha do Dr. Tad James de registrar a marca foi feita para evitar que a técnica se tornasse como a PNL, que na maioria dos cursos os quais são chamados de PNL nem possuem conteúdo correto e muito menos o básico da PNL, porque legalmente qualquer pessoa pode acordar pela manhã e se chamar instrutor de PNL, então saiba que os nomes dos cursos de Time Line Therapy®️ é em inglês e deve ter o selo da Time Line Therapy™️ Association, associação essa que mantém a qualidade da TLT®️ mundialmente, não existem traduções da TLT®️.

Base em conceito

O conceito de organização linear do tempo com certeza não é um conceito novo. Já Aristóteles, no texto “Física IV” falava do fluir do tempo e também na década de 1890, o psicólogo William James falou da armazenagem linear das memórias.

A Time Line Therapy®️ abreviada TLT®️ é uma ferramenta tão valiosa que o Conselho de Psicoterapias da Croácia pediu para serem treinados pelo Dr. Tad James para tratar pessoas com TEPT (Transtorno do estresse pós-traumático), e na Inglaterra também surgiu o Programa sem fins lucrativos “The Warrior Programme” para ajudar os militares a superar o TEPT.

O processo

A TLT®️ é um processo de imaginação ativa, entretanto, em nenhum momento o paciente entra em um estado de transe formal. O paciente é guiado pelo terapeuta e continua integralmente consciente e por meio da técnica, é possível ajudar o paciente a limpar do passado por cada uma singular emoção negativa em cerca de 15 minutos. É também possível ressignificar crenças limitantes com o mesmo prazo e às vezes até mais rapidamente, podemos também trabalhar a ansiedade contextualizada (não funciona com quadros de ansiedade generalizada) em poucos minutos.

A Huna trouxe um dos conceitos fundamentais da TLT®️, o conceito de Causa versus Efeito. Quando eu estou no lado da causa, eu assumo a responsabilidade de tudo aquilo que acontece na minha vida. Já quando estou no Efeito, eu dou a responsabilidade de tudo aquilo que me acontece nas outras pessoas ou em alguma coisa. É fundamental, durante o processo de TLT®️, guiar o paciente a ficar sempre do lado da Causa e isso faz uma diferença incrível.

Decisão limitante

Dr. Tad James, usando esse simples conceito me fez refletir sobre quanto é desempoderados linguisticamente o termo “Crenças Limitantes“, já que as crenças podem ser dos meus pais ou da sociedade, ou ainda, de uma determinada religião, e eu, ao utilizar este termo, induziria o paciente a ficar ao lado do Efeito e não ao lado da Causa, até mesmo porque se a crença foi absorvida de outras pessoas ou de fatores externos deve ter existido um momento que conscientemente ou inconscientemente em que aceitamos essa crença e também todos os dias eu estou escolhendo não mudá-la, então o termo sugerido pelo Dr. James foi o de “Decisão Limitante”, porque uma decisão pode ser mudada com mais facilidade e realmente estamos escolhendo todos os dias não tratar as crenças que nos limitam.

É importante ressaltar que a TLT®️ é uma técnica de imaginação ativa que trabalha a comunicação consciente-inconsciente e guia o paciente até a primeira lembrança de forma dissociada das emoções para extrair os aprendizados de tal evento, deixando assim a emoção negativa ir embora. A metodologia é completamente prazerosa para o paciente já que a associação no evento é feita somente após a liberação das emoções negativas.

E MAIS…

Outras metodologias associadas

Para entender mais as raízes da metodologia vou detalhar o que a TLT®️ extraiu de cada metodologia:

Terapia Gestalt: a Gestalt trabalha principalmente com o nosso presente então pode parecer uma contradição que uma técnica que trabalha com o passado e o futuro tenha raízes na Gestalt, na verdade quando vamos lembrar da primeira vez que experimentamos uma determinada emoção em TLT®️ tratamos essa lembrança como se estivesse no presente, a palavra alemã Gestalt significa forma e na teoria da TLT®️ o tempo tem forma linear então todas as nossas lembranças influenciam o nosso presente. Além disso, uma das inovações da Gestal foi o não julgamento das experiências do paciente, então em TLT®️ como na terapia Gestalt aceita-se a verdade das experiências do nosso paciente.

 PNL: A Programação Neuro-Linguística contribuiu muito na criação da TLT®️, o uso consciente da linguagem, os Metaprogramas são outro componente fundamental da TLT®️, os Metaprogramas são filtros semi-inconscientes e se dividem em Metaprogramas simples e complexos, os simples são baseados no trabalho de Karl G. Jung com os tipos psicológicos que sucessivamente evoluíram no teste Myers-Briggs Type Indicator (MBTI). Um outro conceito muito importante que passou da PNL para a TLT®️ e o conceito de dissociação visual-cinestésica, isso permite que o paciente fique dissociado das emoções negativas enquanto está no processo, rendendo assim a TLT®️ uma metodologia que está um passo à frente da tradicional Hipnose Regressiva, sendo assim o paciente irá reviver as emoções negativas, mas ficará confortável durante todo o processo.

Hipnoterapia: a Hipnoterapia foi fundamental para o desenvolvimento da TLT®️ particularmente a Hipnose Ericksoniana já que entre as diferentes abordagens hipnóticas baseiam-se muito mais na comunicação entre o consciente e o inconsciente, até mesmo não entrando em um estado de transe a linguagem hipnótica é fundamental para que o processo de TLT®️ funcione bem.

Huna: a Huna é uma antiga filosofia de vida no Havaí, hoje um pouco mais conhecida a causa da popularização do Ho’oponopono, mesmo que a versão em circulação não seja o verdadeiro processo de Ho’oponopono, isso porque na verdade Huna não é o verdadeiro nome da filosofia, quando James Cook chegou pela primeira vez no Havaí e perguntou a população da ilha que prática religiosa é essa que vocês estão praticando? Eles responderam “Huna” que significa segredo em Havaíano, e realmente é assim até os dias de hoje, o Dr. Tad James foi iniciado na Huna hawaiana por George Lanakilakekiahiali’i Na’ope e eu fui iniciado por Tad.